As companhias japonesas de eletrônicos Sony, Canon, Sharp e JVC anunciaram na sexta-feira que fecharam um acordo para um padrão no formato de gravação das câmeras de vídeo digitais de alta definição.
O pacto eliminará os problemas causados pela multiplicidade de formatos para a gravação de DVDs em câmeras.
O novo padrão, provisoriamente chamado HDV, utilizará o suporte MiniDV mas oferecerá uma resolução quatro vezes superior à atual. Os quatro fabricantes esperam poder finalizar os detalhes técnicos até o segundo semestre.
A Sony e seus três concorrentes detêm a maior parte do mercado japonês. A JVC (unidade da Matsushita Electric Industrial) acabou de lançar a primeira câmara de alta definição (HD) do mundo, em março.
O setor busca uma padronização de formatos de gravação no momento em que as transmissões digitais por satélite de alta definição aumentam a demanda por aparelhos de TV, câmeras e players de vídeo HD e em que se desenvolve a televisão digital.
A disputa pelo padrão dos gravadores de DVD ainda divide os fabricantes em dois grupos, com Toshiba e Matsushita utilizando o formato DVD-RAM e Sony e Pioneer optando pelo DVD-RW.
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário