Os cooktops trazem muitas vantagens para o ambiente da cozinha, principalmente das planejadas. Seu visual moderno, ferramentas bastante úteis e diversas funcionalidades (como elétrico ou por indução), fazem com que o fogão de mesa seja um aparelho muito buscado pelos consumidores.
Mesmo com a ausência de um forno acoplado, as vantagens de um cooktop são muitas. Se você já decidiu que um cooktop é o eletrodoméstico ideal para a cozinha da sua casa, chegou a hora de escolher aquele modelo perfeito para não deixar nada a desejar, como um cooktop vitrocerâmico, que traz um dos designs mais modernos da categoria.
Leia mais: vale a pena comprar um fogão sem forno?
O que é um cooktop vitrocerâmico?
Existem muitas informações incorretas que circulam na internet sobre os cooktops vitrocerâmicos. Frequentemente, esses fogões de mesa são considerados sinônimos dos cooktops elétricos, mas o aspecto vitrocerâmico não está relacionado ao funcionamento do eletrodoméstico.
A vitrocerâmica é o material que serve de revestimento para o cooktop, podendo ser tanto elétrico quanto por indução, mas não a gás. Outros tipos de revestimento que podem ser encontrados em cooktops são o vidro e aço inox.
A principal vantagem de investir em um cooktop vitrocerâmico é porque o material é bastante resistente e, por isso, é utilizado também em diversos outros setores, até mesmo na medicina. A vitrocerâmica é um vidro comum que é submetido a altas temperaturas, provocando sua cristalização. O material é também combinado com outros elementos, como lítio, silício e alumínio, para garantir maior resistência, e costuma durar muito mais do que o vidro comum.
Outro ponto positivo do material é a baixa condutividade elétrica e dilatação térmica. Isso significa que, mesmo com o calor gerado pelos queimadores, o material em si não esquenta, o que evita queimaduras ao se encostar acidentalmente na superfície do fogão.
Leia mais: fogão a gás, elétrico ou por indução?
Limpeza e manutenção
Apesar do material vitrocerâmico ser bastante resistente, isso não significa que ele é inquebrável ou mesmo imune a arranhões. No entanto, mantendo alguns cuidados básicos, é possível manter a aparência do seu cooktop sem muita dificuldade.
A limpeza de cooktops, principalmente os elétricos e por indução, é bem mais fácil, pois são superfícies completamente planas. O mais importante na hora de fazer a manutenção é evitar usar qualquer tipo de material abrasivo, que possa riscar a superfície, como esponjas de aço.
Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de desligar o cooktop e esperar que toda a superfície esfrie corretamente. Outro truque para a limpeza é utilizar detergente para remover as manchas de comida que ficarem no fogão. Você também pode procurar um raspador especial para vitrocerâmica em lojas especializadas, para retirar as marcas mais duras e difíceis de remover. Muitas pessoas também utilizam limão para auxiliar na remoção da sujeira.
No final da limpeza, seque a superfície com um pano limpo ou papel toalha.
por Yolanda Moretto
Nenhum comentário:
Postar um comentário